O Desenvolvimento Sustentável se baseia na perspectiva de integrar os esforços da economia, com o social e ambiental, ocupando-se principalmente com o destino das futuras gerações.

Essa integração conceitualmente é fácil descrever, contudo a sua prática é desafiada a todo o momento,  pois o modelo vigente do capitalismo, a fragilidade social e ambiental nos convida a uma grande reformulação em todos os setores da sociedade.

As primeiras experiências em assentamento humano de forma sustentável foram as Ecovilas, mas em sua maioria aconteceram nas áreas rurais há mais de 40 anos. Essa experiência não se limitou a dimensão Ecológica, mas buscou alternativas para uma nova Economia e uma forma pacífica nas relações Sociais. O Ecobairro (www.ecobairro.org.br) tem se ocupado em trazer essas experiências para o eixo urbano desde 2004 no Brasil, mas com bairros já existentes. No caso de um Desenvolvimento Urbano que se propõe a ser sustentável é necessário ficar atento a esse movimento que cresce no Brasil e no exterior. É impossível pensar em Desenvolvimento Sustentável sem pensar em Desenvolvimento Urbano, pois a forma de organizar uma sociedade passa pela sua estrutura de ocupação no solo e estilo de vida – principalmente no solo urbano – onde se concentra 3/4 da população mundial, portanto o urbanismo precisa ser sustentável.

 

 

Reserva Guyrá – Uma contribuição para o Urbanismo Sustentável.

A Ekoinvest com as organizações parceiras e seus consultores, é responsável pela gestão de sustentabilidade do empreendimento Reserva Guyrá em Feira de Santana Bahia que é gerida pela SPE Reserva Adesol Feira Loteamentos Ltda. Serão 948 lotes com todo o cuidado que as pessoas e natureza merecem numa busca de equilíbrio com economia.


Além de cuidar da dimensão ecológica do empreendimento, a Ekoinvest está propondo comportamentos para uma Economia Verde e Responsabilidade Social.

Aguarde o lançamento para mais informações.